quarta-feira, 24 de março de 2010

Pão de batata recheado

Que maravilha é um pão quentinho com queijo derretido, melhor ainda se foi vc mesma que fez, pois a casa fica perfumada com aroma de pão assado.


Para este pão de batata você vai precisar:
Ingredientes:
40g de fermento biológico fresco ou 10g de biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
2 ovos
100ml de leite
100g de manteiga
500g de batata cozida e amassada ainda morna
50g de queijo parmesão ralado
Aproximadamente 600g de farinha de trigo

Preparo: Coloque em uma tigela grande ou na batedeira (para massa pesadas), o fermento fresco e o açúcar, misture até dissolver, adicione  os ovos, leite, manteiga, sal, queijo ralado  e batatas, misture bem até ficar homogêneo, adicione a farinha aos poucos. Coloque a massa ainda grudenta sobre a bancada enfarinhada e sove a massa, acrescente um pouco mais de farinha e sove até ficar uma massa lisa, macia, porém ainda um pouco grudenta. Divida a massa em partes iguais, recheie e modele os pãozinhos com as mãos besuntadas com óleo. Coloque em uma forma untada e enfarinhada, pincele com gema ou cubra com mussarela. Deixe crescer até dobrar de tamanho. Asse os pães em forno pré-aquecido à 200°C, por aproximadamente 25 min ou até que eles estejam ligeiramente dourados.

Sugestão de recheios:
Requeijão cremoso de corte
Queijo mussarela ou prato
Presunto ou peito de peru defumado

3 comentários:

Mercia Silqueira disse...

Huuum, eu comi e adorei!! Muito bom esse pãozinho!!
Beijos quirida!!

jeanne marie disse...

Olá, segui a receita mas ficou "abatumado".Antigamente eu fazia e colocava o fermento por último, achei estranho colocar o fermento junto com os liquidos. Sei lá, vou tentar mais uma vez. Bjs.

Ana Patricia Almeida disse...

Oi Jeanne, que pena que o pão não deu certo. Vc usou fermento biológico? Será que vc não usou a batata muito quente? Se estava muito quente pode ter matado o fermento.Deixou a massa crescer antes de assar?
Depois tenta fazer de novo e me conta como ficou.