sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Brusqueta

Agora descobri a brusqueta e de vez em quando faço para o jantar, super prático! Já fiz com pão italiano e fica ótimo, mas desta vez fiz com pão feito em casa(lembra do pão rústico com azeite e ervas que fiz no mês passado e congelei?Não passei a receita e acho que tb não lembro, mas quando eu fizer novamente, anoto e passo procês).
Para a brusqueta, você vai precisar:
  • Pão italiano ou outro de sua preferência
  • 1 lata de tomate pelado picado(usar apenas o tomate), não tem tomate pelado na sua região? Então não vamos complicar, pica tomate ou até mesmo usa um molho pronto em pedaços
  • Queijo mussarela ralado
  • orégano
  • mangericão
  • alho picado(a quantidade varia de acordo com o bafo que vc quer ficar!Eu usei 2 dentes e ficou bem forte.O que vc pode fazer para suavizar o gosto é fritá-lo antes ou usar aquele desidratado.Mas se vc odeia alho, então usa um pouco de cebola picada, levemente frita fica bem gostosa.
  • azeite em quantidade generosa
  • sal a gosto
Você pode variar adicionando lascas de queijo parmesão, funghi(adoro o shiitake!), presunto de parma, as gostosuras que você desejar.
Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno, fatie o pão, regue com azeite e leve ao forno para tostar em baixo(10-15min é suficiente), pique o tomate, adicione o alho, orégano, manjericão e sal. retire o pão do forno, cubra com um pouco de mussarela ralada,o tomate temperado e mais um pouco de queijo, regue com mais um pouco de azeite, leve ao forno para gratinar e pronto. Eu disse, que era rápido de fazer e também gostoso.
Esta semana o queijo mussarela estava na promoção no supermercado,claro que aproveitei e comprei 2kg, vou ralar e congelar para usar nas próximas  brusquetas.Também não aguentei e comprei um pote plástico (R$1,99)para guardar o queijo, pois comprei a peça para fatiar em casa, espia que pote fofo!




2 comentários:

Tamy disse...

adoro... beijos

Rejane disse...

Aninha...o bacana é que vc além de explicar com detalhes, dá dicas legais para nós aprendizes. Obrigada.