terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Marisabel

Hoje preparei para o almoço uma receita que minha mãe(mami, melhor dizendo) faz desde muito, muito tempo atrás.Este prato é conhecido como Maria Isabel, mas desde pequena  o conheço como marisabel(cearense tem mania de comer letras também e pronunciar tudo junto).Talvez, muita gente nunca tenha ouvido falar neste prato, mas posso garantir que é simples e muito gostoso.E aquele arroz que fica pregadinho no fundo da panela?ADORO!Sempre disputava por ele... aiaiai, o pregadinho é meu!
Para quem não conhece, apresento a famosa Marisabel

Para prepará-lo você vai precisar:
500g de carne seca ou charque(magro)em cubos e dessalgado
1,5L de água, aproximadamente
2 xícaras(chá, bem generosa) de arroz cru
3col(sopa) de óleo
1 cebola grande picada
3 dentes de alho amasados
1 tomate grande picado
1/2 xícara de pimentão picado
1/2 xícara de cheiro verde picado( hoje eu não coloquei e achei que nem fez falta)
1pitada de pimenta do reino
1colher(chá) de louro em pó ou 2 folhas
1colher(chá) de colorífico
Sal a gosto
1 fio de azeite de oliva para finalizar

Preparo:
Na panela de pressão,adicione o óleo refogue a cebola,pimentão, alho e tomate, em seguida adicione a carne em cubos, louro, pimenta, e colorau. refogue por alguns minutos e adicione 1L de água quente. Deixe cozinhar por 20min(conte o tempo após a panela pegar pressão).Após o tempo de cozimento da carne, retire a pressão, abra a panela, ajuste o teor de sal e adicione o arroz cru. Vá adicionando o restante da água quente durante o cozimento do arroz(adicionei toda a água da receita,pois gosto da marisabel cremosa, tipo risoto). Para finalizar o prato,antes de retirar do fogo rego com um pouco de azeite. Agora é só servir( cuidado para não queimar a boca!). O prato poderia terminar por aqui, mas gosto de comê-lo com ovo frito, assim óh:

E quando eu rompo a gema...DELÍCIA CREMOSA!

Aiai! Deu até vontade de comer de novo, mas vou me segurar até a hora do jantar.

2 comentários:

Rejane disse...

Essa marisabel é bom demais... a Camilla vai adorar, pois vou fazer no fim de semana para cabritinha.

Unknown disse...

Menina, Maria Izabel, em Belém, é uma torta de bacuri, uma fruta amazônica. Hum, você deve provar um dia! Mas adorei o seu "risoto à moda cearense". Ôxi, danada, hein?!