segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pudim de pão

Eita, voltei montada num jegue! Visto que demorei dias para postar novamente. Gostaria de saber como minhas colegas blogueiras conseguem postar durante as férias?
Por aqui está complicado! Nem sempre tenho acesso à internet(sem contar que é um pouco lenta!).Bato perna quase todos os dias, preparo algumas gostosuras para a família, proseamos e contamos bestagens. Enfim estou aproveitando cada minuto,afinal isto só acontece uma vez por ano.
Mas, promessa é dívida, então lá vai a receita do pudim de pão, que é econômico, fácil de fazer e gostoso:
  • 2 pães franceses( também conhecido em algumas regiões do Brasil como carioquinha, cassetinho e etc). Você pode usar o nosso conhecido pão adormecido, que ninguém quer comer e se não fizermos torradas ou farinha de rosca, absurdamente vai parar no lixo.
  • 600ml de leite quente
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 colheres(sopa) de queijo parmesão ralado
Você pode variar o sabor deste pudim, adicionando coco ralado , ameixa em calda ou que preferir.

Preparo
Coloque os pães em pedaços no leite fervente, espere uns 20 min para que o pão amoleça.Coloque-o no liquidificador, juntamente com os demais ingredientes e bata bem. Coloque a mistura na forma caramelizada e coberta com papel alumínio, leve para cozinhar em banho-maria por aproximadamente 1h em forno ou no fogão ( em outra oportunidade explico como assar pudim na chama do fogão).


Calda de caramelo

  • 1 xícara(chá) de açúcar
  • 1/2 xícara de água
Misture o açúcar com a água e leve ao fogo(não precisa mexer) até a calda ficar bem dourada.Se quiser pode fazer isso na própria forma que irá cozinhar o pudim(economiza a panela e o detengente!) e quando o caramelo estiver pronto é só espalhar pela forma, use luvas apropriadas para não queimar as mãos!

3 comentários:

Clemilde disse...

Nossa tá com uma cara boa!
Eu estou aqui visitando umas amigas enquanto asso um pudim de leite moça. É que amanhã recebo uma amiga de Curitiba, a correria foi tanta que só um pudim rapidinho.
Beijos.

Anônimo disse...

Ei Aninha...

uma dica: vc pode programar a entrada dos seus posts. Assim, pode deixar todos prontos, com a data de publicação agendada para qdo vc estiver viajando ou sem acesso. É só ir em "post options" abaixo da janela onde vc escreve o post. Eu costumo programar posts para essas situações no De Vinho em Vinho.

Bjo e abraço pro Mário.

Glau disse...

ei, mande notícias!!!
como foi de férias.. a volta de jegue foi boa? :)

Bjo, Glau