sábado, 21 de agosto de 2010

Bolo de macaxeira


Para alguns macaxeira, para outros também conhecido por aipim, mandioca. Mas como esta receita foi inspirada no bolo que minha Mami faz, resolvi voltar as minhas origens e chamá-lo de macaxeira.
Para fazer este bolo você vai precisar:

  • 1 kg de mandioca crua descascada e cortada em cubos (naquele tempo eu descascava a raiz e cortava, hoje fui à prateleira de o supermercado e já comprei sem a casca)
  • 4 ovos médios
  • 200ml de leite de coco (naquele tempo eu quebrava o coco e extraía o "leite", agora abro a garrafinha)
  • 50g de coco ralado (naquele tempo eu quebrava o coco e ralava, atualmente eu abro o pacote de flococo e rehidrato com 1/2 xícara de leite ou água quente)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (graças à Deus nunca precisei ir ao canavial!)
  • 3 colheres(sopa) de manteiga
  • 30g de queijo, pode ser um bom parmesão, minas meia-cura ou queijo coalho
  • 2 colheres(sopa) de farinha de trigo (acho que é opcional, mas como a Mami usa, coloquei)
  • 1 pitada de sal
  • Algumas gotas de essência de baunilha (opcional)
Preparo: Triture a mandioca no liquidificador com um pouco de água, coloque em um pano de algodão limpo e esprema bem para retirar a água e um pouco do amido da mandioca, reserve  esta massa. Coloque os demais ingredientes no liquidificador e adicione a massa da mandioca, bata bem até ficar homogêneo. Coloque em uma forma untada e enfarinha  e leve ao forno pré-aquecido (200°C) por aproximadamente      1 hora ou até que fique dourado.

Sim, eu sei que a parte de espremer a mandioca no pano é esquisito, mas a Mami sempre fez assim e bolo dela sempre ficou maravilhoso, então mantive a tradição.

6 comentários:

Marly disse...

Ana,
kkkkk, adorei o post! Eu continuo fiel à ralação do coco, que é uma verdadeira ralação, afe, rsrs. Bolo de mandioca é uma delícia!

Um beijo

Téia disse...

Ana, que bolo lindão, e realmente, a praticidade hoje fala mais alto, mas a "senhora" adora coisas trabalhosas,é só olhar o seus maravilhosos bolos confeitados...Eu, assim como a Marly, ainda adoro côco fresco, que eu mesma parto, tiro a casca e ralo, as vezes no processador. Bj grande, querida.

Ana Patricia Almeida disse...

Eu também prefiro mil vezes o coco fresco, no entanto na correria do dia a dia e atendendo as encomendas, nem sempre é possível priorizar o coco fresco.

Ana Patricia Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bete disse...

Menina!!
Por acaso é aquele bolo que vc trazia no laboratório, feito especialmente para nós?

beijusss e saudades

Bete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.