segunda-feira, 14 de março de 2011

Pão integral devagar e sempre

  Faz dias que não compro pão de forma, nem branco nem integral. Ando meio enjoada desses pães e tenho optado pelo pão francês da padoca,  pão de queijo caseiro, biscoito ou torradas para comer no café da manhã. Ontem deu vontade de comer pão caseiro, mas não de fazê-lo. Deixei a preguiça de lado e fui espiar o que tinha no armário. Encontrei farinha de trigo comum e integral, linhaça dourada e fermento biológico seco vencido. Apesar do fermento estar vencido, não desitir do pão e fui testar se o fermento ainda tinha capacidade de fermentação: coloquei o fermento em uma vasilha com uma colher (sopa) de açúcar, duas colheres de farinha de trigo, um pouco de água e deixei ferrmentando. Finalmente a levedura ressuscitou depois de horas, então resolvi prosseguir com o plano. Adicionei à mistura fermentada 1/2 xícara (chá) de água, 2 colheres (sopa) de óleo de girassol, 1/2 colher (chá) de sal, 1/4 de xícara de linhaça dourada, 1 xícara (chá) de farinha de trigo comum, 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral fina. Misturei tudo e sovei um pouco, coloquei dentro do refratário, cobri com filme plástico e deixei fermentar até de manhã sobre o balcão. Hoje de manhã quando fui à cozinha, a massa havia fermentado, então a peguei, abri, enrolei tipo rocambole, coloquei em uma forma untada com óleo e deixei crescer novamente. Assei em forno convencional a 180°C por uns 30min.
 Definitivamente foi um pão demorado, mas claro que se o seu fermento estiver dentro do prazo de validade você pula a etapa de ressuscitação e parte logo para a mistura, sova e descanso e  claro também que a massa não precisará fermentar durante a noite toda, bastará algumas poucas horas e seu pão ficará prontinho.

Um comentário:

Marly disse...

E não é que o pãozinho ficou fofo assim mesmo? Deixa eu dar uma examinada nesta receita, pois já fiquei interessada neste pão integral, rsrs.

Um beijo e bom fim de semana!